O Grêmio está muito perto de anunciar mais um reforço. O volante Erick Noriega, conhecido como “Samurai”, já está em Porto Alegre para exames médicos. O jogador de 23 anos chega para atender ao pedido de Mano Menezes por um volante marcador, o famoso “camisa 5”, ainda que provavelmente não seja esse número que o volante irá usar. Hoje, o camisa 5 do Tricolor é o zagueiro Rodrigo Ely.
A diretoria gremista investiu cerca de US$ 2 milhões por 80% dos direitos econômicos do atleta, que estava no Alianza Lima. Além disso, o contrato deve ter duração de quatro anos. Ou seja, o clube aposta uma quantia interessante no talento do peruano. Saiba quem é esse jogador e o que esperar dele no futebol brasileiro!
O apelido de Samurai e a versatilidade em campo
Nascido em Nagoya, no Japão, Noriega carrega o apelido de “Samurai” desde a base. No Peru, ganhou fama pela raça e pela entrega em campo. Não se limita a roubar bolas. Além disso, o jogador também se destaca por boa saída de bola, passes precisos e presença aérea nas bolas paradas.
Segundo o jornalista Gustavo Peralta, ele é multifuncional: pode jogar como volante, zagueiro em linha de quatro, líbero em esquema com três ou até lateral direito. Em resumo, é aquele jogador que todo técnico adora ter à disposição.
Emoção na despedida
A despedida do Alianza Lima mostrou o peso de sua liderança. No último sábado, entrou em campo contra o ADT e recebeu a braçadeira de Hernán Barcos. Chorou, foi ovacionado pelos companheiros e carregado em direção à torcida. Então, ainda que sua passagem tenha sido curta no clube peruano, ele foi um jogador titularíssimo na temporada e que caiu nas graças da torcida.
Caminho até o auge
A trajetória de Erick Noriega não foi fácil. Chegou ao Peru em 2006, com apenas cinco anos. Teve passagens discretas por clubes japoneses e pelo SV Straelen, da Alemanha. Em certo momento, chegou até a treinar equipe de vôlei feminino para se sustentar.
A virada veio em 2023, no Universidad San Martín, da segunda divisão peruana. Lá, conseguiu sequência de jogos e despertou interesse do Comerciantes Unidos, antes de explodir no Alianza Lima. Hoje, vive o melhor momento da carreira, com 35 partidas na temporada e convocações para a seleção do Peru.
Em junho, esteve em campo no empate sem gols contra a Colômbia. Com a camisa da seleção, mostrou a mesma intensidade que virou sua marca.
Missão no Grêmio
Por fim, o “Samurai” chega ao Imortal com moral e responsabilidade. Será o 12º estrangeiro do elenco e substitui Villasanti, fora da temporada por lesão grave. Mano Menezes ganha, enfim, a peça que tanto pediu para organizar o meio-campo.
Erick Noriega tem técnica, entrega e espírito de liderança. Agora, é hora de mostrar no Brasil a mesma raça que encantou o Alianza.
O torcedor gremista pode esperar muita disposição e versatilidade. Mas e aí, será que o novo “volante pitbull” vai conquistar a massa tricolor?
Para os melhores palpites, análises e notícias do mundo da bola, confira o Tapa de Craque!